Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Alvão integrado no Sistema Multimunicipal das Águas do Norte

Município de Vila Real

O Sistema do Alvão vai passar para as Águas do Norte. O acordo entra a Câmara de Vila Real e a empresa multimunicipal de águas já está firmado e irá “solucionar um litígio sobre a exclusividade da captação, tratamento e distribuição de água em “Alta” no concelho”, informou a autarquia em comunicado.

Este acordo de transmissão, que se concretizará em pleno apenas em 2020 “vem igualmente contribuir para a sustentabilidade económico-financeira da atividade da Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR)”. Isto porque até 2020, ano de integração do sistema do Alvão na ADN esta pagará a água à EMARVR o que irá permitir “preparar a EMARVR para novos ganhos de escala”.

Sobre este acordo o presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, considerou ser “um passo importante para potenciar as infraestruturas de Vila Real” e relembra algumas das melhorias alcançadas nos últimos quatro anos, no que respeita à redução do desperdício de água, que permitiu reduzir 10% na fatura da água, bem como o investimento efetuado para alargar a rede de saneamento que, no final das intervenções previstas no âmbito das candidaturas aprovadas, alcançar uma taxa de cobertura próxima da média nacional. O autarca reforçou ainda que “dos 20 milhões de euros de investimento no alargamento da cobertura de saneamento, 60% são provenientes de financiamento comunitário”, realçando que “a restante verba provém do orçamento municipal”.

O Sistema do Alvão integra um conjunto de infraestruturas de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água potável que chega a mais de 60 % da população residente no concelho de Vila Real, especialmente à cidade. É composto por duas Barragens, a Cimeira, localizada na freguesia de Vila Marim, com capacidade para 1.500.000 m3, e a Fundeira, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas de Olo, com capacidade para 145.000 m3. Fazem ainda parte deste Sistema a ETA do Alvão, Estação de Tratamento de Água, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas d’Olo, e que tem capacidade de produção de 360 m3/hora, bem como dois reservatórios gerais com capacidade unitária de 750m3.