Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Artesã vianense nomeada para Grande Prémio Carreia do Prémio Nacional de Artesanato

Isilda Parente

A artesã vianense Isilda Parente está nomeada para o "Prémio Nacional do Artesanato 2017", na categoria de "Grande Prémio Carreira", criado pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Isilda Parente

Isilda Parente dedica-se ao artesanato preservando a qualidade do bordado, dos motivos e padrões genuínos que tão bem o identificam e tem vindo a desenvolver processos de diferenciação como novas cores, texturas e composições que os tornem mais atuais sem, contudo, os descaracterizar.

O trabalho realizado com o estilista Nuno Gama, através de uma simbiose entre a moderna alta-costura e a velha tradição alto-minhota contribuiu para a divulgação da sua arte e conquista de vários prémios mundiais.

Em 2012 colaborou com a estilista Anabela Baldaque (trabalho do qual resultou a peça “A Conquista”, um vestido em algodão e viscose, bordado em vidrilho, segundo desenhos tradicionais de Viana) e com o designer Rafael Costa (trabalho do qual resultou um casaco que “representa nos seus motivos Portugal e os amores de hoje”).

É ainda de salientar o facto de terem sido executadas na oficina de Isilda Parente, as toalhas usadas nas receções do Palácio de Belém.

Isilda Paarente

O Prémio Nacional do Artesanato é constituído por 6 categorias: Grande Prémio Carreira; Prémio Inovação; Prémio Empreendedorismo Novos Talentos; Prémio Investigação; Prémio Promoção para Entidades Privadas; e Prémio Promoção para Entidades Públicas e tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea. A concurso estão artesãos que se destacam pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

As votações nas diferentes candidaturas nomeadas para este prémio são online e decorrem até amanhã, 25 de novembro.

Votação

Boas Festas!

pub
Quer ver as suas atividades abordadas e divulgadas no Informadouro?
Envie toda a informação para informadouro@gmail.com

Siga-nos no Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D