Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Barcelos: Avaria interrompe circulação ferroviária durante duas horas

Nelso Silva (CC BY-SA 2.0)

 

Para quem utiliza a linha do Minho, uma viagem pode ser um tormento. E foi isso que aconteceu na passada quinta-feira, dia 10. 

A circulação ferroviária entre as estações de Nine e Barcelos esteve interrompida, ao final da tarde, durante mais de duas horas e meia devido a uma avaria de um comboio de mercadorias da Medway (ex-CP Carga). 

A avaria provocou atrasos e supressões, sendo que, segundo o semanário local Jornal de Barcelos (JB), a CP não assegurou o transporte dos passageiros através de meios alternativos. 

Segundo fonte da Infraestruturas de Portugal, citada pelo JB, a situação ocorreu às 18h20. O comboio havia saído há momentos da estação de Barcelos e imobilizou-se depois da ponte metálica, em Rio Côvo Sta. Eugénia. A avaria foi provocada devido a "falta de água  no sistema de refrigeração da locomotiva". O sistema "atuou por alta temperatura". A curva e a inclinação que a linha tem naquele local em específico terão também contribuído para a avaria. 

Para a retirada do comboio, foi necessário recorrer a duas locomotivas que partiram de Contumil que rebocaram a composição para Nine. 

A normalidade só foi reposta por volta das 21h, com três comboios de passageiros a aguardar, na estação de Barcelos para poder seguir viagem e o comboio internacional com destino a Vigo a aguardar em Nine uma hora por via livre para seguir viagem. Chegou a Valença com duas horas de atraso.