Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Cabeceiras de Basto apela à racionalização de água

Município de Cabeceiras de Basto

O município de Cabeceiras de Bastou apelou à racionalização de água devido à seca que sente na região. 

Num comunicado enviado às redações, a autarquia refere que vai continuar o "esforço de investimento no setor da água garantindo a máxima qualidade da água abastecida às populações e minimizando, em simultâneo, as consequências da seca/seca extrema". 

Em contrapartida, apela "a toda a população para o consumo racional da água, um bem essencial à vida", devido à "situação de seca e consequente falta de água em alguns pontos do nosso concelho". 

Município investe na "beneficiação dos reservatórios" de água

No mesmo comunicado, a autarquia de Cabeceiras de Basto informou que já foi completada a empreitada de beneficiação dos reservatórios de abastecimento de Lameirinhas (Zona Alta) e Sto. António, na freguesia de Cabeceiras de Basto, Terreiros (Refojos, Outeiro e Painzela), Portela (Alvite e Passos, sistema de Passos), Leiradas Zona Alta (Riodouro) e Palheiros (Cavez)

Esta empreita, segundo o município, envolveu "a melhoria da condição de limpeza dos perímetros de proteção dos reservatórios, beneficiação do interior da cabine de manobras, impermeabilização, revestimentos e pintura das cubas em fibra de vidro, visando um melhor enquadramento paisagístico e melhor proteção sanitária da água no interior", representando um investimento de cerca de 10 600€. 

Segundo dados da câmara municipal, até agora, foram investidos "cerca de 350 mil euros" nos sistemas de captação e abastecimento de água.