Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Cabeceiras de Basto investe no Mosteiro de S.Miguel de Refojos

Município de Cabeceiras de Basto

 

Na reunião de executivo do passado dia 10 de novembro, a câmara de Cabeceiras de Basto aprovou as empresas de construção que farão as obras de beneficiação no mosteiro de S.Miguel de Refojos. 

Em comunicado, o município referiu que estão previstos para 2018 mais projetos para o Mosteiro. 

A instalação do Serviço de Atendimento Único é um desses projetos. O projeto teve um investimento global de 370 mil euros e foi apoiado por fundos europeus. A empreitada prevê a eliminação de "barreiras arquitetónicas e permitindo acessibilidade para todos e, no âmbito da eficiência energética, melhorando as condições térmicas e de iluminação". 

Município de Cabeceiras de Basto

 

Também as coberturas dos Paços do Concelho e da Igreja também vão ser alvo de intervenção. Graças a uma verba de 2 milhões de euros, vindos do Programa Norte 2020, vai ser possível "a concretização de projetos e diversos estudos que visam, entre outras, a execução de obras de beneficiação das coberturas da Igreja e da ala nascente do Mosteiro, reabilitação de vãos e pinturas das fachadas; conservação e restauro da fachada principal da Igreja e torres sineiras; a reabilitação do espaço onde antigamente funcionou a livraria; o desassoreamento da Ribeira de Penoutas que visa baixar o nível freático na envolvente ao Mosteiro; bem como a construção de um coletor de águas pluviais", refere o município. 

A reabilitação da antiga livraria do Mosteiro está já a ser recuperada e o espaço será visitável no futuro. Em 2018, avançam as obras de beneficiação da fachada e das torres sineiras. 

Município de Cabeceiras de Basto