Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

“Caleidoscópio” para promover sucesso educativo em Vila Franca de Xira

element5-digital-352046.jpg

No Dia Internacional da Cidade Educadora, 30 de novembro, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai realizar a primeira atividade integrada no projeto “Caleidoscópio”, pelas 15h15, na Escola EB 2,3 de Vialonga, com uma Ação de Competências Pessoais e Sociais sobre a temática do Bullying e Ciberbullying. O que se pretende com esta iniciativa é orientar os alunos para lidar com conflitos, prevenir a indisciplina e violência escolar, bem como a violência entre pares.

Estão também já agendadas diversas iniciativas nos Agrupamentos de Escolas de todo o Concelho, tais como Sessões de Prevenção de Violência no Namoro, Programa de Competências Pessoais e Sociais e Animação de Recreios, entre outras.

O Projeto “Caleidoscópio” resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do “Portugal 2020”, tem um investimento total de cerca de 1.160 mil euros, comparticipado a 50% pelo Fundo Social Europeu. O investimento municipal direto para a criação destas atividades é de cerca de 580 mil euros. Ao longo de 36 meses e em todos os estabelecimentos de ensino, terão lugar atividades regulares e sessões específicas que têm como objetivo promover a inclusão, o sucesso e a prevenção do abandono escolar precoce. No âmbito deste Projeto e até setembro de 2020, irão realizar-se um conjunto vasto de atividades gratuitas, dirigidas aos alunos, corpo docente, assistentes operacionais e famílias, a implementar por uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados nas áreas da educação social, psicologia, animação sociocultural e terapia da fala.