Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Confraria do Covilhete entroniza novos confrades a 16 de junho

informadouro

Promover, divulgar e trabalhar em prol da certificação do covilhete serão as juras feitas sob o bastão “Aleu” pelos novos confrades, ao mesmo mesmo tempo que assumem a responsabilidade de levar o nome de Vila Real, história, património e gastronomia na viagem que irão iniciar a 16 de junho. 

É mais um capítulo que se irá escrever na história da Confraria do Covilhete de Vila Real com a Cerimónia de Entronização de novos Confrades, marcada para as 11h00 no Conservatório Regional de Música de Vila Real (antigo Convento de S. Domingos). Depois da atribuição do título de Confrades Irmãos aos Confrades Noviços (entronizados no ano anterior) e a Entronização dos novos Confrades (Noviços e de Honra) haverá um momento musical pelos alunos do Conservatório e às 12h30 decorrerá um Cortejo de Confrarias até a Estátua de Carvalho Araújo, no âmbito da comemoração do centenário da sua morte. Pelas 16 horas, integrado no programa "Dias do Património a Norte", organizado pela Direcção Regional de Cultura do Norte, haverá uma visita à Igreja de São Domingos/Sé de Vila Real, orientada pelo Confrade Hilário Néry de Oliveira. Às 17h00 será visionado o mini-documentário "O covilhete tradicional" (com degustação dos mesmos), com o Chef Tiago Emanuel Santos e covilheteiras tradicionais.

informadouro

Constituída no dia 20 de julho de 2015, em plena comemoração do Dia da Cidade de Vila Real, através da assinatura formal dos seus estatutos pelos 16 confrades fundadores, a Confraria do Covilhete – CC tem por missão a defesa, valorização, promoção e divulgação do covilhete e dos produtos culturais e gastronómicos que lhe estão associados: o barro de Bisalhães, a Feira de Santo António, o arroz de forno, o vinho e de um modo geral a gastronomia local e da região onde se insere.

A 20 de fevereiro de 2016 foram entronizados os primeiros Confrades de Honra e Confrades Fundadores nos Paços do Concelho de Vila Real. Cerca de 30 entidades e individualidades envergaram pela primeira vez o traje e as insígnias da organização. Além dos 16 confrades fundadores (entre os quais representantes de várias pastelarias e padarias que confecionam diariamente a iguaria), foram escolhidos, na reunião do “Primeiro Capítulo”, os primeiros Confrades de Honra convidados a integrar a organização.

A segunda Entronização aconteceu a 11 de junho de 2016 na Torre de Quintela – Vila Marim, Vila Real. A terceira aconteceu a 17 de junho de 2017 no adro da Capela Nova de Nossa Senhora de Almodena.