Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

"Conversas do Solar" apresentam 20 anos de arqueologia urbana em Machico

Direitos Reservados

 

Dia 18 de janeiro, pelas 17h30 horas, será apresentada a rubrica “Conversas do Solar” na Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico.

O tema apresentado incide sobre os trabalhos arqueológicos iniciados em 1998 pela Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (ARCHAIS), em parceria com o Município de Machico.

As investigações dos 20 anos de arqueologia urbana em Machico fizeram surgir estudos de história local, de âmbito associativo e académico, permitindo conhecer a realidade da vida social e económica da primeira localidade da Madeira, povoada no século XV.

Os trabalhos arqueológicos levados a cabo no Centro Histórico de Machico foram realizados nos espaços do Solar do Ribeirinho, Antiga Alfândega de Machico, Junta de Freguesia de Machico e Casa da Travessa do Mercado.

A conferência será apresentada por Isabel Gouveia, Coordenadora do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico.

O Núcleo Museológico de Machico é uma instituição cultural criada pela Câmara Municipal de Machico, após a recuperação do imóvel Solar do Ribeirinho (construído no século XVII). Neste espaço encontram-se histórias e personagens que constituiram a atual Cidade de Machico ao longo dos seus quase 600 anos de história, distribuídas pelos quatro núcleos temáticos em exposição.