Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Direitos Reservados

 

Dia 18 de janeiro, pelas 17h30 horas, será apresentada a rubrica “Conversas do Solar” na Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico.

O tema apresentado incide sobre os trabalhos arqueológicos iniciados em 1998 pela Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (ARCHAIS), em parceria com o Município de Machico.

As investigações dos 20 anos de arqueologia urbana em Machico fizeram surgir estudos de história local, de âmbito associativo e académico, permitindo conhecer a realidade da vida social e económica da primeira localidade da Madeira, povoada no século XV.

Os trabalhos arqueológicos levados a cabo no Centro Histórico de Machico foram realizados nos espaços do Solar do Ribeirinho, Antiga Alfândega de Machico, Junta de Freguesia de Machico e Casa da Travessa do Mercado.

A conferência será apresentada por Isabel Gouveia, Coordenadora do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico.

O Núcleo Museológico de Machico é uma instituição cultural criada pela Câmara Municipal de Machico, após a recuperação do imóvel Solar do Ribeirinho (construído no século XVII). Neste espaço encontram-se histórias e personagens que constituiram a atual Cidade de Machico ao longo dos seus quase 600 anos de história, distribuídas pelos quatro núcleos temáticos em exposição.