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Douro-C a "Criatividade ao Serviço da Região"

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O Museu da Vila Velha em Vila Real foi o local escolhido pela Douro Creative Hub – Douro-C, no passado dia 4 de dezembro, para colocar a “criatividade ao serviço da Região”.

O projeto que pretende identificar, dinamizar e promover as Indústrias Criativas nos 19 municípios que compõem a região NUT III Douro, assume que é a “criatividade que molda o nosso mundo” sendo expectável que ao trabalhar nestas três vertentes, o Douro Creative Hub contribua fortemente para a valorização dos recursos da região - humanos, materiais e imateriais - e que sirva de rampa de lançamento para um futuro Polo das Indústrias Criativas no interior de Portugal.

Fazem parte das Indústrias Criativas todas as atividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento e com potencial de criação de emprego e riqueza, através da geração e exploração da propriedade intelectual (artes performativas e visuais, literatura, edição, moda, cinema, música, arquitetura, turismo cultural, gastronomia, artesanato e joalharia, rádio, televisão, software educacional, de entretenimento e outros, design e publicidade), produzindo bens e serviços com objetivo de mercado, segundo o conceito defendido pela ADDICT – a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas em Portugal.

“Este projeto pode contribuir para acrescentar valor em diversos setores e atividades, mesmo dos denominados setores tradicionais da região” defendeu o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António Fontainhas Fernandes.

O Douro Creative Hub tem como entidade promotora a UTAD e é financiado em cerca de 600 mil euros pelo Norte 2020 (cofinanciado pelo FEDER e pelo Estado Português), através do Sistema de Incentivo às Ações Coletivas (na medida “Dinamização dos Espírito Empresarial”) na Tipologia de intervenção 51-Empreendedorismo Qualificado e Criativo, do Programa do NORTE2020.

Com uma duração de 24 meses, divide-se em várias ações, sendo de destacar a promoção do empreendedorismo criativo através do Prémio Douro Criativo; a identificação dos criativos da região, através de um levantamento de empresas, associações e trabalhadores individuais inseridos no setor das Indústrias Criativas; incubação e mentoria (dinamização de um espaço coworking); organização de um Creative Camp como espaço de colaboração entre criativos no apoio ao desenvolvimento e prototipagem/provas de conceito e uma mostra dos criativos e dos seus trabalhos, o Mercado Criativo do Douro, com o qual o projeto pretende finalizar.

No final do Douro Creative Hub será ainda elaborado um plano estratégico para a criação de um futuro Polo das Indústrias Criativas na região, tendo como base toda a auscultação feita aos diferentes agentes, ao longo de todo o projeto.

Boas Festas!

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