Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Entrada Livre na Rede de Monumentos do Vale do Varosa dia 18 de abril

Vale do Varosa

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala a 18 de abril, a rede de monumentos Vale do Varosa celebra a data com entrada livre em todos os seus espaços.

Mosteiro de São João de Tarouca, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Convento de Santo António de Ferreirim, Ponte Fortificada de Ucanha e Capela de São Pedro de Balsemão são as propostas para uma visita neste dia e em todos os outros do ano.

 

Divulgação

Fica também o convite para uma visita no dia 21 de abril ao Mosteiro de São João de Tarouca, nos 20 anos de reabilitação que devolveu à fruição pública todo o complexo monástico. A data é assinalada com uma visita aberta às reservas do mosteiro guiada por Luís Sebastian, diretor do Museu de Lamego, coordenador da rede de monumentos Vale do Varosa e arqueólogo corresponsável pela intervenção. A escavação arqueológica, uma das maiores em território nacional, decorreu entre 1998 e 2007 e esteve na génese do hoje multipremiado Projeto Vale do Varosa. O encontro está marcado para as 15h00. Para participar, apenas é pedido aos participantes que tragam curiosidade.

Dada a importância da salvaguarda, estudo, interpretação e divulgação do património como fator fundamental para a afirmação da diversidade cultural dos territórios e dos países, a Direção Regional de Cultura do Norte concedeu a gratuitidade de entrada no dia 18 de abril não apenas à rede de monumentos Vale do Varosa, mas a todos os monumentos sob sua tutela.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios nasceu com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização