Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Estão abertas as candidaturas para reabilitação urbana de Lagos

Divulgação

A Câmara Municipal de Lagos informa em comunicado que estão abertas as candidaturas ao financiamento de projetos no âmbito do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU 2020, incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).

Os apoios a conceder pelo IFRRU 2020 correspondem a empréstimos com condições mais vantajosas para os promotores face às atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito da reabilitação, com um investimento total, por operação, até 20 milhões de euros.

Na formulação da candidatura a um financiamento no âmbito dos projetos de reabilitação urbana na ARU de Lagos, os interessados devem seguir três passos:

  1. Contactar o interlocutor IFRRU 2020 no Município de Lagos para a emissão do parecer de enquadramento do seu projeto e o apoio no processo de licenciamento. Para tal pode agendar um atendimento personalizado pelo telefone: 282 771 706, 282 780 978 ou pelo e-mail: investalgarve.lagos@cm-lagos.pt.
  2. Consultar um perito qualificado que realizará a certificação energética e o ajudará a escolher as melhores soluções para aumentar a eficiência do imóvel a reabilitar;
  3. Pedir o empréstimo ao balcão de qualquer um dos bancos selecionados.

Através deste instrumento procura-se disponibilizar meios que permitam revitalizar as cidades, contribuindo, consequentemente, para a criação de habitação, atração de novos residentes para áreas urbanas e a criação de emprego, estimulando a atividade económica.

Mais informação sobre como preparar o pedido de financiamento ao IFRRU 2020 está disponível no Portal da Habitação e no site do município

Estes empréstimos estão disponíveis para todo o tipo de beneficiários, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas. As candidaturas podem ser apresentadas junto dos quatro bancos selecionados através de concurso público internacional para atuar no âmbito do IFRRU 2020. A entidade responsável pela gestão das garantias é a Sociedade Portuguesa de Contragarantia Mútua (SPGM).