Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Festa da Orelheira e do Fumeiro animam Carnaval em Cabeceiras de Basto

Divulgação

A partir de hoje e até ao dia 12 de fevereiro a “Orelheira” e o “Fumeiro” são protagonistas em Cabeceiras de Basto do certame que é já imagem de marca do concelho. Quatro dias pensados para dinamizar a economia do concelho, contribuir/promover o consumo dos produtos regionais e tradicionais, criar sinergias entre produtores e novos atores sociais, bem como valorizar o porco bísaro que é um recurso endógeno.

Nesta 22ª edição estão presentes cerca de 80 produtores/expositores, sendo 45 produtores de fumeiro, dos quais 13 são produtores de Cabeceiras de Basto, outros 30 expositores de produtos locais e, ainda, duas associações locais. Fumeiro, vinhos verdes, compotas e licores, ervas aromáticas, mel, azeite, queijo, doces tradicionais (cavacas, outros), artesanato, produtos da terra (hortícolas, frutas, broa…) são alguns dos produtos presentes nesta Festa da Orelheira e do Fumeiro que será animada por grupos musicais locais e regionais.

Do programa destaca-se a apresentação da comédia ‘Há Fumeiro. E Dinheiro?’ pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), hoje à noite e ainda o tradicional leilão de orelheiras, na tarde de domingo, que anualmente atrai numeroso público ao recinto da festa.

No Pavilhão Desportivo de Refojos será também promovida a Tasquinha, onde o visitante terá a possibilidade de degustar os produtos de fumeiro e apreciar a gastronomia local.

A organização deste certame espera uma comercialização de cerca de 15 toneladas de fumeiro, atingindo um volume de negócios na ordem dos 150 mil euros.