Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Festas em honra de S. Sebatião, Santo Amaro e Santo Antão animam Moimenta da Beira este fim-de-semana

Divulgação

A Festa em honra de Santo Antão, padroeiro dos animais, realiza-se amanhã, 21 de janeiro, em Peva, Moimenta da Beira.

De manhã os festejos são religiosos e à tarde quase só pagãos. A organização é de uma comissão de festas constituída por populares da aldeia, que conta com os apoios da União de Freguesias de Peva e Segões, do Município de Moimenta da Beira e da associação “Baldios, Terras de Aquilino Ribeiro”.

Às 08h30 iniciará a Romagem ao Santuário com oferendas. A Eucaristia solenizada com Procissão decorrerá às 11h00 na Igreja Paroquial seguida da Bênção dos Animais. O Leilão das Oferendas está marcado para as 14h00 e uma hora depois há Marrada dos Carneiros e Luta de Bois. A Cagadela da Vaca (prémio: um borrego) está agendada para as 16h30.

Em Peva, amanhã, vai ser um dia carregado de tradições, que prometem atrair muito povo anónimo, tal como nos anos anteriores.

Divulgação

Hoje, em Alvite, a Festa é em honra de Santo Amaro. O sagrado e o profano juntam-se para cumprir a tradição. A missa em honra do padroeiro da freguesia, encheu, esta manhã, a igreja grande de Alvite. Concorrido também foi o mega-almoço-convívio com uma ementa de carne de porco e vitela, ambas assadas na brasa, acompanhadas com a batata serrana.

Este ano o programa teve início às 8 horas, com a chegada da Banda de Música. À tarde houve arruada pelas ruas da vila com a Banda de Música e grupos de concertinas. A festa prolonga-se pela noite com a atuação, no salão paroquial, do grupo musical “STAR MUSIC”.

Divulgação

Já na vila de Moimenta da Beira o dia de ontem e o de hoje são em honra de S. Sebastião. Festejos antigos, com história, tradicionais e populares em honra do Mártir. O cepo acendeu-se ontem, no final da tarde, altura em que abriram as barracas de comes e bebes. À noite houve arraial com o conjunto “Os Inseparáveis” e à meia noite o céu iluminou-se com o fogo-de-artifício.

Hoje, dia de Mártir S. Sebastião a alvorada de morteiros acordou a vila para ver passar a Banda Filarmónica de Sernancelhe e arruada. O hastear da bandeira antecedeu a missa em honra do padroeiro, seguida de procissão com andores e figuras bíblicas. A tarde arrancou com a banda a tocar junto à capela e à noite haverá Baile com o conjunto “LM”. À meia noite o céu volta a receber o colorido do fogo de artifício para encerramento dos festejos.