Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Fluviário de Mora prepara-se para receber visitante 800 mil

Município de Mora

É já neste fim-de-semana, 24 e 25 de março, que o Fluviário de Mora deverá receber o visitante 800 mil.

A Câmara Municipal de Mora já fez saber que pretende assinalar a ocasião com um prémio surpresa e a oferta de um pack com dormida e refeições, proporcionado pelas unidades de alojamento e restaurantes locais, assim como a visita ao Fluviário de Mora e ao Museu Interativo do Megalitismo.

O Fluviário de Mora abriu portas a 21 de março de 2007. Começou por ser o único equipamento do género na Europa e o terceiro em todo o mundo. É, até à data, o maior projeto municipal construído no Alentejo. O principal motor de desenvolvimento do Concelho de Mora comportou um custo de 7,5 milhões de euros. Ocupa em área 3000 metros quadrados, estando situado no Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, junto à margem da Ribeira de Raia.

Município de Mora

A construção deste equipamento visou a criação de um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce. A sua natureza científica, cultural e de lazer, para além de recriar o universo aquático, consolida uma vertente educativa e ambiental. Ao longo da visita são dados a conhecer os mais de 600 exemplares de 69 espécies de três continentes – Europa, Ásia e África – onde se enquadram, também, as afamadas lontras nacionais e asiáticas.

O Fluviário de Mora tem sido, ao longo dos seus 11 anos de história, galardoado com alguns prémios, dos quais se destacam o prémio de Melhor Museu Nacional, em 2007, e a Distinção Iniciativa atribuída em 2017 pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.