Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Guimarães: Pencelo tem nova capela mortuária e cemitério ampliado

Município de Guimarães

 

A freguesia de Pencelo, em Guimarães, viu inaugurada a nova capela mortuária e a ampliação do cemitério paroquial. 

A cerimónia, que decorreu no passado sábado (dia 14), é o culminar de duas obras que permitem que, no cemitério haja espaço para mais 120 sepulturas e um zona para 60 ossários. Já a capela, que se localiza junto à igreja paroquial, dispõe de lugar para 38 pessoas sentadas e casa de banho de apoio ao local.

Na inauguração estiveram presentes várias indivualidades como D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, que ficou agradado com o resultado do "diálgo entre a paróquia e as entidades autárquicas" para encontrar esta solução. " A morte ajuda-nos imenso a pensar na vida. Aproveitem este espaço para refletir, num tempo em que prevalecem os bens imateriais e o consumismo", referiu. 

Já João Miranda, presidente da junta de Pencelo, disse que as obras eram "há muito" desejadas pela população. "Hoje, celebramos duas grandes conquistas, possíveis pelo diálogo das entidades, e que hoje podem apresentar estas obras", referiu. Uma ideia confirmada por Domingos Bragança, presidente do munícipio de Guimarães,  que colocou a "tónica na capacidade que o diálogo tem de operar a mudança": "Este é um local identitário de Pencelo, com uma Capela Mortuária moderna e muito bem inserida em toda a sua envolvência". 

A autarquia vimaranense financiou estas obras com dois subsídios que totalizam mais de 310 mil euros.