Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Guimarães: orçamento participativo com quatro propostas vencedoras

Direitos reservados

 

Já são conhecidos os resultados finais da quinta edição do Orçamento Participativo (OP) de Guimarães. As votações terminaram no passado dia passado dia 13 de outubro. 

Na área cultural, o projeto vencedor foi o projeto de reabilitação do Castro de Sabroso, em São Lourenço de Sande. A proposta de Carlos Marques recebeu 572 votos e pretende que sejam feitas, "por fases, as necessárias operações de restauro e consolidação das ruínas expostas". "Esta proposta vai no sentido de reabilitar o espaço, com intenção de devolver o Castro de Sabroso à fruição cultural, uma mais valia histórica e turística do concelho de Guimarães", pode ler-se no site do OP. 

Na área ambiental e de sustentabilidade, há duas propostas vencedoras: a "NATURunFE", com 616 votos, e o "Circuito de manutenção na freguesia de Prazins Santa Eufémia" com 518 votos. O "NATURunFE" foi a prosta que arrecadou mais votos de toda a votação. O projeto de Maria Adelaide Silva pretende "dinamizar a utilização dos espaços verdes da vila de Ronfe, no sentido de valorizar os percursos pedonais existentes mas em desuso, aliando para o efeito a prática de atividade física nesses mesmos locais". As atividades desportivas seriam sempre monitorizadas por um "técnico de desporto". Já o "Circuito de manutenção na freguesia de Prazins Santa Eufémia" pretende dotar a freguesia de "recursos que incentivem e permitam a prática de desporto e convívio". "Nos últimos anos, a população assume a necessidade do exercício físico na promoção de estilos de vida mais saudáveis e, como meio de combater o aumento do sedentarismo", refere Luís Mendes na proposta original. 

Por fim, na área do voluntariado, há a proposta de Ana Vilela. O "Projeto +Vida"m que obteve 558 votos, pretende porpocionar a reformados "uma infraestrutura de convívio e ocupação dos tempos livres, bem como um conjunto de atividades que promovam o seu bem-estar físico e emocional". 

Depois da votação, haverá uma "fase de análise e reuniões com os proponentes" para a implementar os projetos no terreno.