Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Moimenta da Beira com dois projetos aprovados pela “Missão Continente 2017”

Divulgação

A Unidade de Cuidados à Comunidade de Moimenta da Beira, tendo como propósito o consumo de refeições saudáveis, candidatou o projeto “Construir 6 refeições” com o qual pretende efetuar sessões de promoção e educação para a saúde a todas as crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde, os gastos com a obesidade em Portugal atingem os 235 milhões de euros, dados que se mostram bastante preocupantes quando se tem verificado um aumento muito significativo desta epidemia, prevendo-se que em 2025 metade da população será obesa. “Tendo em conta o aumento significativo da obesidade e os gastos que acarreta em Portugal, a solução é adotar uma atitude preventiva e é nessa solução que estamos a apostar com este projeto” explicam em comunicado.

A Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua candidatou o "Uma colher de esperança" que consiste basicamente em combater o desperdício alimentar que existe no Agrupamento de Escolas, nos restaurantes do concelho, bem como na Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social da Vila da Rua (ACRSSVR), fazendo chegar esses alimentos às famílias mais necessitadas. Inicialmente é realizado uma avaliação pelos Técnicos, nomeadamente Psicólogo do Agrupamento de Escolas e Assistente Social da ACRSSVR, das situações sinalizadas, pelos professores, comunidade, juntas, a nível de carência alimentar para apurar a veracidade das situações e verificar se não existe sobreposição de apoio alimentar. Caso o parecer seja positivo, “contacta-se o representante do agregado familiar a fim de explicar o funcionamento do projeto, apurar condições sócio económicas e agendar visita domiciliária, explicam os promotores do projeto. A entrega das refeições é realizada diariamente, com exceção de fins-de-semana, consistindo na recolha das marmitas nos locais aderentes ao projeto (restaurantes, agrupamento e instituição), após a hora de almoço, onde se procede à recolha (em marmitas individuais) e posteriormente entregue no domicílio das famílias. O transporte e entrega das refeições ficam a cargo da Instituição parceira.

Os dois projetos candidatados à “Missão Continente 2017” cumprem o espírito dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas relacionados com o tema da Alimentação, nas áreas de Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar e Inclusão Social, que adotam modelos e programas de funcionamento de economia circular. Para serem postos em prática, precisam do seu voto online. A data limite é 29 de dezembro.

UCC de Moimenta da Beira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Sul

Associação de Cultura, Recreio e Solidariedade Social de Vila da Rua