Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Moimenta da Beira: Festas em honra de S. Torcato, o santo do chapéu milagreiro

Divulgação

Em Cabaços, Moimenta da Beira, arrancam este fim-de-semana, 28 e 29 de abril, as festas em honra de São Torcato. Esta grande romaria acontece também no fim de semana de 5 e 6 de maio, o que faz dela uma das maiores e mais tradicionais da região.

Município de Moimenta da Beira

Esta festa ganhou fama por causa do chapéu “milagreiro” do santo que os devotos acreditam que concede graças. Segundo a crença popular, colocar o chapéu de S. Torcato “cura” dores e doenças da cabeça, do peito e dos membros. A tradição, assistida por mordomos ou “mesários”, consiste em retirar o chapéu da imagem do santo para o colocar, por instantes, na cabeça dos devotos, homens, mulheres e crianças que se ajoelham junto do altar da sagrada imagem.

Os festejos dos dois fins-de-semana repartem-se pelas duas capelas do Santuário de S. Torcato (o Velho e o Novo) e pela Igreja Matriz de Santo Adrião, padroeiro da freguesia. Haverá eucaristias, procissões, fogo de artifício, leilão e bandas de música.

À margem do programa destaque ainda para a 6ª Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira que, na noite de 12 para 13 de maio, inclui observações noturnas do céu no monte do Santuário, iniciativa do Clube das Ciências da Escola Secundária de Moimenta da Beira com o apoio da Câmara Municipal.