Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

30
Jan18

Municípios da Terceira unidos na localização do cais de cruzeiros na Praia da Vitória


helena margarida

Município da Praia da Vitória

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a “Ilha Terceira precisa urgentemente de uma solução para o turismo de cruzeiros e que essa solução reside na Praia da Vitória, sendo mais viável e rápida de implementar”.

Tibério Dinis justifica a sua solução com as condições de operacionalidade, segurança e capacidade infraestrutural instalada existentes na baía da cidade. E adianta que existem condições para uma solução que agregue o tráfego de mercadorias e o tráfego marítimo de passageiros.

Intervindo na Conferência do Mar, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, que decorreu na passada sexta-feira, 26, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, o autarca lembrou que “a Praia da Vitória é a porta de entrada, por natureza, para o turismo de cruzeiros na Ilha Terceira” sendo de máxima importância aproveitar as infraestruturas portuárias na baía que “encerram um potencial de crescimento”.

Há muito a defender esta posição o autarca praiense recolheu o apoio do Município de Angra do Heroísmo, assumida na abertura do fórum, onde foi manifestada a concordância com a localização do cais de cruzeiros da ilha Terceira na baía da Praia da Vitória.

Para sustentar a sua visão, Tibério Dinis apresentou alguns dados estatísticos: “em 2016, segundo os dados oficiais, o Porto da Praia da Vitória recebeu 19 por cento da carga carregada na Região e 21 por cento da carga descarregada na Região. Falamos, obviamente, de exportações e importações regionais”. Face a estes números o autarca defendeu ser “imperativo que se busquem alternativas; as quais, em nosso entender, serão geradoras de emprego e de economia”.

No caso do Turismo de Cruzeiros, os números conhecidos apontam também para a possibilidade de serem criadas “condições para potenciar ainda mais este setor”. Comparando o número de escalas de navios de cruzeiro no Porto da Praia em 2015 e as escalas previstas para este ano, estima-se um incremento de 37 por cento. Entre 2015 e 2016, os cruzeiros que atracaram na Praia da Vitória trouxeram mais de 50 mil turistas à ilha. Para este ano, dada a previsão de escalas, “estaremos a falar de outros tantos a chegarem a este porto, visitando a Terceira e, por essa via, contribuindo para a economia local”, argumentou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Para Tibério Dinis o aproveitamento económico e social do potencial que o mar encerra para o Concelho e para a Ilha não se esgota na discussão das melhores soluções para o porto comercial e para o turismo de cruzeiros e o tráfego marítimo de passageiros. “É nesse âmbito que o Município da Praia da Vitória tem vindo a defender diversas ações. O reordenamento e valorização de toda a zona marítima da cidade continua a ser prioridade para o Município da Praia. Este iniciou-se com a Marginal, a qual pretendemos expandir com um troço pedonal e ciclovia até à zona industrial. A disponibilização das melhores condições para os operadores marítimo-turísticos nas imediações da marina da Praia é outro dos projetos em curso”, anunciou.

O reordenamento e revitalização da área exterior ao molhe norte da baía continuará a desenrolar-se neste mandato em que também está a ser revisto o Plano Diretor Municipal. “A estratégia municipal de manutenção e potenciação das zonas balneares ganha novo fôlego este ano” garantiu até porque “tendo o maior número de zonas balneares com Bandeira Azul, é um ativo que não queremos descurar, quer para a qualidade de vida dos residentes quer como produto turístico para quem nos visita”. A utilização da baía da Praia como palco de competições náuticas ou como centro nevrálgico da náutica de recreio do Concelho é outra das apostas mantendo sempre o compromisso pela qualidade e preservação ambiental da orla costeira.

 

Siga-nos no Facebook e no Twitter!

publicidade

Fale connosco

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Siga-nos no Facebook