Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Muralha de Guimarães vai tornar-se visitável de forma pedonal

Município de Guimarães

Já está em execução a intervenção que irá tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio, em Guimarães. O projeto contempla o desenho de passadiço em módulos e duas caixas de escadas localizadas nas extremidades, "reforçando a funcionalidade e incrementando uma linguagem atual e apelativa a ser visitada", considera a autarquia, em comunicado enviado às redações.

O percurso é constituído por uma "enorme paltaforma" que terá uma guarda voltada para o interior, "que fará a proteção e garante um conforto visual e físico". Na face voltada para os merlões e ameias, "não haverá qualquer proteção", embora a plataforma não encoste no paramento e assim "haverá uma marcação no pavimento mencionando este afastamento", explica o comunicado.

Está ainda previsto o gradeamento para o Museu Alberto Sampaio e acesso ao adarve. Com esta intervenção "pretende-se tornar este espaço coerente com a proposta formalizada", informa a autarquia, lembrando que o projeto mereceu aprovação da Direção Regional da Cultura do Norte e da Direçao Geral do Património Cultural.

A obra foi adjudicada pelo valor de 444.619,91 €+IVA, com prazo de execução de 150 dias.