Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Vila Real posto à prova hoje, às 20h00

Município de Vila Real

Vai ser realizado hoje, 14 de maio, às 20h00, um Exercício à Escala Total (EET), no Aeródromo Municipal de Vila Real. No cumprimento da regulamentação em vigor, o Plano de Emergência vai ser posto à prova demonstrando a capacidade de reação do aeródromo a um eventual acidente que ocorra nas suas infraestruturas.

Serão postos em prática os procedimentos de coordenação e comunicação bem como as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida (interna e externa), devidamente identificadas no Plano de Emergência do aeródromo, de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes. Este exercício permitirá, principalmente, testar a coordenação com os meios exteriores e verificar a sua capacidade de integração com as necessidades decorrentes da especificidade de resposta a um acidente dentro do espaço aeroportuário, culminando com a condução dos sinistrados, através de corredores de evacuação, devidamente acautelados pela GNR e PSP, até às urgências do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para além dos recursos (GNR e elementos dos corpos de bombeiros que constituem o Serviço Básico de Socorro e Luta contra Incêndios SBSLCI) do aeródromo em matérias security/safety, implementados na janela de tempo coincidente com cada um dos movimentos da ligação aérea regional, serão envolvidas no exercício as seguintes entidades externas: ANAC, CDOS/ANPC, INEM, GNR, PSP, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e as Corporações de Bombeiros da Cruz Branca e Cruz Verde.