Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

Informadouro

Somos mundo!

Proença-a-Nova abre BUPi

Divulgação

 

Proença-a-Nova vai ter um BUPi. A abertura deste Balcão Único do Prédio vai abrir já no próximo dia 13 de novembro na Conservatória do Registo Predial. 

Este serviço vai permitir que, sem custos, os proprietários do concelho possam registar os seus terenos durante um ano. João Lobo, presidente da autarquia referiu na apresentação do projeto, no passado dia 1 de novembro, que "pouco mais de 32 mil prédios (rústicos) num universo de 135 mil" estão registados. "Este programa é uma primeira camada do processo de cadastro que nos permitirá o conhecimento total das parcelas do nosso território. O que está agora em causa é o registo da propriedade", diz o autarca. 

Já Ricardo Tavares, que será responsavel pelo Gabinete do Cadastro do município, ressalvou que, depois desta fase de registo, passar-se-á à fase de georreferenciação do terreno. "Serão constituídas equipas para, no terreno, identificarem e validarem os limites e as informações constantes nos registos". 

O registo de terrenos é uma mais valia "relativamente ao conhecimento do território e também um ativo para a gestão de combustível ao nível dos incêndios. Não é o cadastro que apaga fogos, mas é uma ferramenta que nos permite gerir o território e potenciar o emparcelamento, promovendo uma nova capacidade para organizar e gerir a nossa floresta", diz o responsável. 

Proença-a-Nova é, a par de Alfândega da Fé, Caminha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã, um dos municípios a receberem o projeto-piloto do BUPi, estando prevista a sua expansão para o resto do território nacional.