Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

"Qualidade de Ouro" para 9 Praias de Viana do Castelo e 3 da Marinha Grande

 

praia

Afife, Arda, Carreço, Paçô, Norte, Cabedelo, Amorosa, Castelo do Neiva e a paria da Ínsua, em Viana do Castelo, receberam bandeiras "Qualidade de Ouro" da Associação Nacional de Conservação da Natureza - Quercus.

Este galardão pretende destacar as praias que ao longo de vários anos apresentam boa qualidade ou qualidade excelente no que à água diz respeito. As 9 praias apresentaram qualidade excelente entre os anos 2013 e 2017 e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear 2017, apresentam resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

São Pedro de Moel, Pedras Negras e Praia Velha no concelho de Marinha Grande também foram distinguidas com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2018”, pela Quercus exatamente pelos mesmos motivos. A distinção é dada com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Este ano a Quercus distinguiu 390 zonas balneares em Portugal, entre território continental e insular.