Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Vila Franca de Xira assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com protocolo de Instalação da Comissão Municipal para a Deficiência

Município de Vila Franca de Xira

A Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira acaba de servir de cenário à assinatura do protocolo de instalação da Comissão Municipal para a Deficiência. Uma cerimónia que decorreu, hoje, 5 de dezembro, no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Esta Comissão terá como missão atuar no sentido de influenciar as políticas em favor das pessoas com deficiência, a promoção da igualdade de oportunidades a todo(as) os(as) cidadãos(ãs), assim como promover a cooperação interinstitucional, procurando melhorar a qualidade de vida, acessibilidade e mobilidade no Concelho para todo(as).

Têm assento na Comissão Municipal para a Deficiência representantes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal; de todas as Juntas de Freguesia; todas as organizações sem fins lucrativos, de e para as pessoas com deficiência; Agrupamento de Escolas do Concelho eleito no Conselho Municipal de Educação; Instituto de Segurança Social; IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; Hospital de Vila Franca de Xira; ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo; Forças de Segurança (PSP e GNR) e AISC – Associação Intervenção Social e Comunitária.

Divulgação

Durante a manhã de hoje e sob o tema “Todos Juntos pela Diferença”, o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, recebeu um conjunto de atividades pedagógicas de animação e sensibilização. Participaram nas atividades desportivas e espetáculos musicais e de teatro, sempre baseados nas temáticas da Inclusão e do respeito pela Diferença, cerca de 1.200 crianças e jovens provenientes de Instituições e Escolas de todo o Concelho.

De entre a programação da manhã, destaque para o espetáculo de teatro “Mariana num Mundo Igual”, que procura alertar os alunos e alunas para a importância das questões relacionadas com a promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. “Mariana num Mundo Igual” é protagonizado pela atriz Mariana Monteiro, nomeada em 2015 para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas.