Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Vila Real: Incêndios Florestais provocados por queimadas levam Bombeiros a deixar alertas às poulações

Bombeiros Voluntários da Cruz Verde

A época oficial de incêndios ainda não começou, mas no concelho de Vila Real são vários os incêndios que têm deflagrado nos dois últimos dias. O fogo tem consumido mato e pinhal e, de acordo com as duas corporações de bombeiros voluntários da cidade, tudo indica que os incêndios serão provocados pelas queimadas, no cumprimento da lei de limpeza de mato

Na sua página do Facebook os Bombeiros Voluntários da Cruz Verde fizeram um alerta motivado pelo elevado número de chamadas a que “temos sido acionados nos últimos dias para vários incêndios florestais no concelho de Vila Real resultantes de queimadas descontroladas”. Os bombeiros recordam “que o tempo quente e seco que se faz sentir é propício a estes fenómenos e que todo o cuidado é pouco no que toca a prevenção”. Vários são os voluntários que nestes dias dão o seu contributo para combater as chamas e a todos eles “agradecemos em nome da população”.

A mesma preocupação nos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca de Vila Real, o Comandante Orlando Matos, em declarações a uma rádio local, lembra que a época de incêndios ainda não começou “logo a corporação não dispõe de dispositivo suficiente para combater as chamas” e apela para que “evitem as queimadas nestes dias em que, para agravar a situação, estão previstas trovoadas”.

Na ajuda ao combate dos fogos florestais têm estado Corporações de Bombeiros de outros concelhos do distrito. Os Bombeiros pedem à população para que em caso de realização de queimadas lhes peçam ajuda para que se evitem situações como as que têm sido registadas nos últimos dias.

Neste momento no distrito de Vila Real, de acordo com os dados disponibilizados no site da Proteção Civil, registam-se 13 ocorrências envolvendo 106 operacionais apoiados por 31 viaturas.

Em Chaves, Montalegre, Sabrosa, Alijó, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena são os concelhos que neste momento continuam com fogos florestais ativos. Os incêndios de Vila Real estão em fase de resolução e conclusão.