Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Informadouro

Éramos Douro... agora somos mundo!

Vinho do Douro Superior é Festival em Vila Nova de Foz Côa

Divulgação

O Festival do Vinho do Douro Superior leva a Vila Nova de Foz Côa cultura, música e animação como acompanhamento dos vinhos e sabores regionais.

Facebook Dirceu Vianna Junior

Pela primeira vez na história deste evento, este ano a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Maio, no ExpoCôa –, entre os muitos visitantes profissionais, jornalistas e bloggers especializados, vai estar uma figura internacional de grande prestígio: Dirceu Vianna Junior. O único Master of Wine de língua portuguesa que se desloca de Londres propositadamente para visitar o Douro Superior, provar os vinhos e contactar com os produtores presentes.

Direitos Reservados

Haverá ainda um momento de "silêncio" porque se vai cantar o fado. Carminho sobe a palco para encher de saudade e alegria a plateia que irá ter o privilégio de degustar uma voz única servida ao som do dedilhar das cordas das guitarras portuguesa e clássica.

Como já é hábito, o programa integra o "Concurso de Vinhos do Douro Superior" aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estejam presentes na feira, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto. A avaliação é feita “às cegas” por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores.

Divulgação

Os jornalistas e críticos Fernando Melo (Evasões e Vinho Grandes Escolhas), Luís Lopes (Vinho Grandes Escolhas) e João Paulo Martins (Expresso e Vinho Grandes Escolhas) voltam a marcar presença para conduzir e comentar as provas de vinhos brancos, tintos e do Porto, respectivamente. A prova de azeites está nas mãos do especialista Francisco Pavão, director da Associação dos Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD). Ambas as acções são dirigidas a consumidores e público interessado.

Para brindar à singularidade desta sub-região do Douro Vinhateiro, o programa oficial integra o colóquio “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”. Este momento é destinado a lavradores, produtores, técnicos, entre outros interessados, dispondo de um painel de oradores de prestígio que irá debater o potencial de uma sub-região a dar que falar.
A EXPOCÔA é também “montra” de produtos alimentares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.