Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

15.09.18

Alfa Pendular circulou com avaria grave a alta velocidade


Bruno Fernandes

CP/Direitos reservados

Um comboio Alfa Pendular, que fazia o trajeto Lisboa-Braga, circulou a alta velocidade com uma avaria considerada grave, noticia o Jornal de Notícias. 

Segundo a publicação, os rolamentos de um dos rodados griparam e fizeram com que o veio que liga as rodas de uma das carruagens derretesse. A avaria só foi descoberta na estação de Campanhã, no Porto, mas há testemunhas que alegam que viram fumo à passagem do comboio por Aveiro.  

Durante a viagem, o Alfa Pendular pode atingir, em alguns troços os 220 quilómetros/hora. O JN, citando fontes da Comboios de Portugal, refere que a avaria podia mesmo ter provocado, em última instância, o descarrilamento do comboio. Oficialmente, a empresa só fará algum tipo de comunicação sobre incidente após a conclusão do inquérito. 

Por seu turno, Francisco Fortunato, presidente do Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER) diz que "um dia, não há milagre". "Um acidente pode sempre acontecer mas é provável que ocorra na atual conjetura: os ciclos de manutenção são cada vez mais largos", refere o dirigente sindical. Fortunato vai mais longe e diz que estão reunidos os ingredientes que tornam a situação explosiva": falta de material circulante e de trabalhadores da EMEF (empresa responsável pela manutenção dos comboios), aliada à manutenção da "oferta comercial" e à "degradação da infraestrutura, potencia a ocorrência de acidentes", alerta o sindicalista que acusa também a Infraestruturas de Portugal de ter desativado o sistema de deteção de pontos quentes na Linha do Norte. 

A empresa pública de manutenção de estradas e linhas férreas, em resposta, diz que o sistema "só é de instalação em canais interoperáveis, nos quais o material circulante não disponha de instrumentação própria a bordo". 

O caso aconteceu no dia em que cumpriram 33 anos do acidente de Alcafache e poucos dias depois de a CP ter informado que o número de passageiros do Alfa Pendular e Intercidades ter batido um recorde em julho de 2018 no total de 650 mil viagens vendidas para este tipo de ligações.