Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

16.03.18

Barcelos: Mariza, Herman José e Ana Malhoa na Festa das Cruzes


Bruno Fernandes

Facebook Município de Barcelos/Direitos Reservados

 

A autarquia de Barcelos apresentou hoje o cartaz da Festa das Cruzes. A romaria minhota decorre, este ano, de 25 de abril a 06 de maio. 

Descrito como sendo um cartaz de "qualidade", a Festa das Cruzes vai trazer novidades como a criação de um palco adicional na Frente Ribeirinha, para além dos palcos habituais (Avenida da Liberdade e Jardim das Barrocas). Segundo o município, "a criação de um terceiro palco junto ao Rio Cávado visa expandir a Festa das Cruzes valorizando, dessa forma, a envolvente urbana e promovendo a maior mobilidade dos foliões dentro da cidade, além de ser um espaço que pode acolher mais pessoas e que proporciona ao público uma melhor visibilidade para os concertos". 

"Há muitos motivos que nos orgulham e o facto de termos sido distinguidos como Cidade Criativa da UNESCO é um deles e terá um grande impacto nesta edição da Festa das Cruzes", referiu Miguel Costa Gomes, presidente da autarquia barcelense. Já Pedro Ferreira, Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, destacou os "tapetes de pétalas naturais" que estarão visitáveis a partir do dia 27 de abril no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Ao todo, a festa terá um custo de 355 mil euros, um aumento de 15 mil euros que se deve à transferência dos concertos para o novo palco. 

Na denominada "parte profana" da romaria, destacam-se as atuações da fadista Mariza (30 de abril) e de Herman José & Big Band (dia 28 de abril), espetáculos que decorrerão no palco da Frente Ribeirinha. Já noutros palcos, destaca-se também a atuação dos Santamaria (27 de abril, palco Avenida da Liberdade) e Ana Malhoa (2 de maio, palco Jardim das Barrocas).

O arraial "Bamos às Cruzes!" também está de volta. Ocupando o Jardim das Barrocas, o programa inclui Insert Coin, Zecadegas, Ruizinho de Penacova, Los Bravos ou Isabel Figueira, entre outros. O arraial animará as noites de 27, 28 e 30 de abril e 02, 04 e 05 de maio. 

Outro ponto alto da festa será a "Batalha das Flores": "dezenas de associações do concelho colhem as flores com as quais, depois, se vão digladiar num espetáculo único e de rara beleza", refere o município. Esta "batalha" decorre no dia 01 de maio, às 15h, na Avenida da Liberdade. 

Já na vertente religiosa, destaca-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, onde as 89 paróquias do concelho se fazem representar com a sua cruz. A procissão também integrará, segundo a Agência Lusa, uma bíblia manuscrita, composta de 12 volumes, e que envolveu mais 700 barcelenses. "Será uma procissão única no mundo", disse Costa Gomes. O evento decorre no dia 03 de maio (feriado municipal), às 17h30. 

Todo o programa pode ser consultado no site da autarquia barcelense