Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

26.01.18

Barcelos: Piscinas municipais fecharam há um ano


Bruno Fernandes

Município de Barcelos

 A imprensa local já lhe chama "a nova obra de Santa Engrácia". As piscinas municipais de Barcelos fecharam há um ano para "obras de requalificação" que só deveriam demorar... três meses.

Sem indicações por parte da câmara, os funcionários respondem aos utilizadores das piscinas que o local ainda está em obras e não tem prazo de reabertura.

Segundo o jornal Barcelos Popular, Miguel Costa Gomes, presidente da município referiu que o prazo foi prorrogado até ao dia 11. O empreiteiro quis estender a data até ao dia 29 de janeiro mas os técnicos camarários entenderam que não havia necessidade para tal. À questão do jornal local, Costa Gomes disse que tinha a informação de que a obra estava na fase de "colocação das máquinas". No entanto, não foi isso que os colaboradores municipais disseram ao jornal: a obra não está perto de concluir e não é previsível que o equipamento municipal reabra antes de março.

Sempre que era questionado pelos jornalistas, o autarca justificava o atraso com a complexidade da obra, acrescentando ao facto das máquinas só serem produzidas fora do país e à questão burocrática dos concursos públicos.

As piscinas municipais fecharam de forma repentina a 7 de fevereiro do ano passado depois de um fim-de-semana de mau tempo que colocou parte da estrutura em risco. A assinatura do contratato de obra só foi celebrado em 18 de julho tendo as obras começado em setembro. A obra foi orçamentada em 600 mil euros.

Já em 2015, segundo o Barcelos Popular, a Delegação de Saúde alertou o munícipio para a necessidade urgente de fechar o equipamento devido a "deficiências".