Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

05.01.18

Câmara de Matosinhos homenageia Guilherme Pinto


helena margarida

Carlos Ramao_porto24.pt

Um ano passado sobre o falecimento de Guilherme Pinto a Câmara Municipal de Matosinhos presta homenagem, no dia 8 de janeiro, ao ex-presidente da autarquia.

Pelas 12 horas irá decorrer uma cerimónia solene de deposição das cinzas de Guilherme Pinto no columbário do Cemitério de Sendim. Mais tarde, pelas 21h30, decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma evocação do homem, do político e do autarca, na qual tomarão a palavra o padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente da Rádio Renascença, Manuel Pizarro, dirigente do Partido Socialista, o conselheiro de Estado António Lobo Xavier e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Guilherme Pinto nasceu em Matosinhos em 1959 e faleceu a 8 de janeiro de 2017, tendo presidido à Câmara Municipal de Matosinhos entre 2005 e a data da sua morte. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi deputado da Assembleia da República e da Assembleia Municipal de Matosinhos, entrando para a vereação da autarquia em 1989. É responsável por um legado de modernidade, inovação e criatividade que contribuíram para o reforço do Poder Local Democrático em Portugal.

Para além das funções exercidas como autarca, desempenhou outros cargos de grande relevo nacional e internacional. Guilherme Pinto foi cofundador da Fundação da Juventude e da Casa da Música.