Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

23.11.17

Caminho Português da Costa esteve no II Fórum del Camiño de Santiago


helena margarida

Município de Viana do Castelo

O projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” apresentou-se no FAIRWAY – II Fórum del Camiño de Santiago, que decorreu entre 12 e 14 de novembro em Santiago de Compostela.

O Caminho Português da Costa está integrado numa Rede Intermunicipal, constituída por 10 municípios: Viana do Castelo, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. O projeto resulta de uma candidatura conjunta de valorização no valor de 1.6 milhões de euros, com uma taxa de financiamento de 85 por cento.

A candidatura ao Norte 2020 teve como fundamento a valorização e reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação com o propósito de dinamizar o potencial Cultural e Turístico das peregrinações a Santiago de Compostela. Tal assenta numa lógica de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios atravessados por este traçado, contribuindo para o desenvolvimento de produtos identificados como estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente, nomeadamente nas vertentes do Turismo de Natureza e Touring Cultural e Paisagístico.

O Caminho Português a Santiago é o segundo mais percorrido, a seguir a Francês, e tem registado um crescimento nacional e internacional. A variante Caminho Português da Costa tem registado as mesmas tendências, apesar das dificuldades de natureza infraestrutural, nomeadamente no que diz respeito à sinalização deficiente, poucas instalações de receção e de prestação de serviços de apoio e informação aos peregrinos.