Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

19.08.18

Castro Marim prepara-se para viver Dias Medievais


helena margarida

Divulgação

A XXI Edição dos Dias Medievais transforma Castro Marim numa vila encantada. De 22 a 26 de agosto Castro Marim será palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de magníficas produções culturais e artísticas da época medieval.

Este regresso à Idade Média é já reconhecido pelo rigor da recriação histórica e, simultaneamente, pela inovação que procura trazer a cada ano. É também um dos maiores eventos nacionais do género. Com um recinto alargado, e com sucesso, durante as últimas duas edições, os Dias Medievais em Castro Marim vão ter por palco principal o Castelo, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.

É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas. Esta exposição foi cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS.

Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais será o Banquete Medieval, que, mediante reserva, dá a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, e por onde passam todos os grupos de animação do evento.

Pelas ruas e ruelas de Castro Marim vamos encontrar a recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo. Guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, colorem o resto do cenário medieval. Nas mesmas ruas e ruelas encontramos todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.

Os Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 18h00 e fecham portas pelas 00h00.