Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

27.11.17

Centro de Mar de Viana do Castelo cria Prémio Ernâni Lopes


helena margarida

Município de Viana do Castelo

No dia em que assinalou o terceiro aniversário, o Centro de Mar de Viana do Castelo anunciou a criação da primeira edição do Concurso Ernâni Lopes, direcionado a todos os ciclos de ensino, com o objetivo de divulgar e premiar os trabalhos realizados sob a temática do mar.

As comemorações decorreram no âmbito da IV Semana do Mar e arrancaram com a inauguração da exposição “A viagem interminável do lixo marinho”, uma mostra que pretende sensibilizar a comunidade para a problemática do lixo marinho e o seu impacto na natureza e nos ecossistemas. A exposição está patente na sala Ernâni Lopes até ao final de 2018, a entrada é livre.

Município de Viana do Castelo

Na sala de exposições temporárias do Centro de Mar estiveram expostos “Nós de Marinheiro” acompanhados por quatro sessões temáticas de “Aulas a bordo” sobre esta arte.

O showcooking – Sabores do Mar de Viana pela Escola de Hotelaria e Turismo e a apresentação do livro “As crónicas de uma baleia” da escritora Ana Lucas também fizeram parte do programa de festejos.

Localizado na ré do Navio Hospital Gil Eannes, o Cento de Mar abriu portas a 16 de novembro de 2014, Dia Nacional do Mar. Constituído por um auditório, uma sala de exposições (Ernâni Lopes) e por um Centro de Documentação Marítima, o Centro de Mar assume-se como uma plataforma de divulgação do conhecimento e cultura marítima do distrito de Viana do Castelo.