Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

30.05.18

De junho a setembro #AceleraVilaReal


helena margarida

Informadouro

Música, desporto, feiras, fóruns, gastronomia... as Festas da cidade vão acelerar Vila Real. O programa mantém-se praticamente igual ao dos anos anteriores, com alguns dos nomes maiores da música portuguesa a serem cabeça de cartaz.

O orçamento das Festas também não anda muito longe dos anos anteriores. São cerca de 130 mil euros para Vila Real acelerar de junho a setembro, excluindo a organização do Circuito Internacional, que conta com o apoio de fundos comunitários. O programa compõe-se de mais de 100 iniciativas gratuitas com destaque para os concertos de HMB, The Gift, Resistência e Matias Damásio.

Momento já alto dos festejos é o Circuito Internacional de Vila Real, com a estreia em pista do WTCR, entre 22 e 24 de junho. Um programa feito por todos para todos cujo “objetivo é acelerar a felicidade dos vila-realenses”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Em dia de Santo Padroeiro da cidade, feriado municipal, que é como quem diz, a 13 de junho, dia de Santo António, sobem ao palco da Praça do Município os HMB para encher de “Paixão” os vilarealenses. The Gift levam o seu “Altar” à Praça no dia 22 de junho e na noite de São Pedro, 28 de junho, haverá “Resistência”. “O Mundo nos chama loucos” mas é mesmo verdade que a, 9 de agosto, Matias Damasio irá estar em Vila Real, para atuar no dia do Emigrante. Nas marchas populares, na noite do dia 12 de junho, irão desfilar pela avenida principal da cidade 23 grupos participantes, que este ano trazem uma novidade com a participação de duas marchas infantis apresentadas pelos agrupamentos de escolas. A Feira de Santo António decorre entre o dia 8 e o 13 de junho dia em que se realizará ainda a tradicional feira de gado e o fogo-de-artifício.

O São João, à semelhança dos anos anteriores, vai ser festejado no centro da cidade, numa iniciativa que junta os comerciantes e que terá como convidados de honra os pilotos que vão disputar o 49º Circuito Internacional de Vila Real.

Em dia de São Pedro manda a tradição que os pucarinhos de barro negro saiam à rua e se mostrem na Rua Central, haverá também a “Noite Negra”, uma festa em que os participantes terão que vestir de preto para homenagear a olaria de Bisalhães, cujo processo de fabrico foi classificado pela UNESCO.

Entre 15 e 16 de junho a festa faz-se no Parque Corgo com o festival Rock Nordeste. Bonga, Capitão Fausto e First Breath After Coma, que atua com a Banda de Música de Mateus são presenças já confirmadas.

“Sons ao Largo” com concertos no largo da Capela Nova, no centro histórico, o projeto “Arruada”, com espetáculos que decorrerão entre os meses de julho e setembro, na praça do município e outros locais do centro da cidade e os Concertos de Verão do Teatro de Vila Real compõem o programa de festejos que tem em setembro a terceira edição do Pitoresco – Festival de Graffiti e Street Art” e a maior romaria da região, a festa da Senhora da Pena, que é conhecida pelos andores de grandes dimensões.

Haverá também eventos desportivos, como caminhadas, maratonas ou torneios de basquetebol, e as comemorações do 93.º aniversário da elevação de Vila Real a cidade, iniciativas que são organizadas em conjunto com as escolas e associações culturais e desportivas do concelho.