Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

25.09.18

"Douro Creative Hub" arranca com "Creative Camp"


Bruno Fernandes

Divulgação

O Douro Creative Hub vai avançar com um programa de formação e mentoria já neste mês de setembro. O "Creative Camp" já tem inscrições abertas e gratuitas no seu site oficial

Em comunicado, o projeto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) refere que a atividade terá três eixos: "incentivo ao empreendedorismo criativo; workshops e master classes sobre a economia criativa; e fomento da rede de contactos entre diferentes criativos e instituições". 

"Como criar novos negócios na área criativa, qual o papel da economia criativa em regiões do interior de Portugal, ou, por exemplo, como promover o potencial criativo do Douro?" serão algumas questões que o "Creative Camp" se propõe a responder. 

A primeira formação será um crash course "direcionado para a criação de negócios sustentáveis na área das indústrias criativas". 

O projeto Douro Creative Hub tem como objetivos "a identificação, dinamização e promoção das indústrias criativas dos dezanove municípios da NUTS III Douro". 

Levantamento dos criativos do Douro está já na fase final 

Outra das ações do projeto é fazer um levantamento dos criativos existentes na região e que já se encontra na fase final de inquérito. Dos dezanove concelhos da região, já há resultados de dezasseis, tendo sido identificados, até ao momento, 171 criativos. Na região, as áreas criativas mais representadas são o artenado e as artes plásticas. 

"Quantos somos? Quem somos? O que fazemos? Precisamos responder a estas perguntas para conseguirmos delinear estratégias de valorização deste know-how criativo para o Douro, assim como mobilizar em torno de uma causa comum os vários atores regionais", refere João Calejo, gestor do projeto e afeto à UTAD. 

As informações obtidas do levantamento serão compiladas em livro, que será uma "espécie de portefólio criativo da região", e também surgirá um documento que apontará "estratégias para a possível criação do primeiro Polo de Indústrias Criativas na região do Douro e Trás-os-Montes".