Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

18.11.18

Douro Creative Hub identificou cerca de 500 criativos em 19 municípios durienses


helena margarida

Douro Creative HubA criação de um Pólo de Indústrias Criativas da NUTS III Douro é o objetivo, mas até à sua concretização, muitos passos já foram dados pela Douro Creative Hub.

O levantamento dos criativos do Douro está praticamente concluído: “após mais de 6 meses de levantamento, identificação e caracterização dos criativos do Douro, o trabalho encontra-se na fase final de conclusão pelo que importa ouvir os próprios criativo sobre algumas das observações, informações e considerações”, refere João Calejo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), gestor do projeto.

Nos 19 municípios foram identificados 460 criativos por conta própria, artesãos, empresas, associações, projetos e equipamentos culturais e instituições de ensino com cursos ligados às Indústrias Criativas. Desses já foram entrevistados e registados fotograficamente 230 casos.

No próximo dia 5 de dezembro, vai ser apresentado publicamente, no Museu da Vila Velha em Vila Real, um esboço do documento estratégico para a criação de um Polo de Indústrias Criativas, baseado nos dados recolhidos no levantamento dos criativos, ficando a proposta preliminar disponível para consulta pública.

O levantamento dos criativos do Douro vai constar de um livro que será apresentado e distribuído gratuitamente durante o Mercado Criativo em Março de 2019.

O projeto Douro Creative Hub surgiu em 2017 na sequência de um desafio lançado “pela sociedade civil” à UTAD, para apoiar na criação de um Pólo de Indústrias Criativas. “A UTAD respondeu positivamente dando corpo e cofinanciando (com o apoio do NORTE 2020)”, agora cabe aos criativos da região decidirem do interesse, modelo, e pertinência de tal “estrutura”, pelo que esta é a fase de “devolver” aos criativos da Região do Douro o seu desafio”, refere João Calejo.