Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

21.11.17

Em Viana do Castelo a Náutica nas Escolas é para Todos


helena margarida

Município de Viana do Castelo

Primeiro nasceu o projeto “Náutica nas Escolas” agora surge o “Náutica para Todos”. O protocolo está aprovado e os alunos das escolas de Viana do Castelo passam a praticar, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

A Câmara Municipal deu forma à ideia e o Agrupamentos de Escolas encarrega-se de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de natação no 1º ciclo do ensino básico e nas atividades náuticas do segundo e terceiros ciclos. Tudo isto com o apoio da APPACDM.

Enquanto “Náutica nas Escolas” as atividades estavam apenas ao alcance das Unidades Especializadas dos Agrupamentos de Abelheira e Monte da Ola agora, com o novo protocolo, são cerca de 32 alunos de 13 turmas do ensino básico que passam a usufruir das atividades.

Município de Viana do Castelo

Com o “Náutica para Todos” a autarquia pretende fomentar a inclusão, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática destes desportos, numa perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

Este ano letivo são mais de 1600 os alunos que têm a oportunidade de ter aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares na disciplina de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

O projeto já recebeu vários prémios e menções. Recentemente, o “Náutica para Todos” foi apresentado ao surfista de ondas gigantes Garrett McNamara, que esteve na Praia do Cabedelo para uma aula aberta, autógrafos e visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf.