Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

10.04.18

Encontradas as 49 pré-finalistas das 7 Maravilhas à Mesa®


helena margarida

Divulgação

Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, já foram divulgadas as 49 Mesas pré-finalistas que reuniram o consenso de um Painel de 77 Especialistas e do Conselho Científico, destacando-se com o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal, de entre as 182 candidaturas submetidas às 7 Maravilhas à Mesa®.

“A ideia desta edição era bastante ambiciosa, pois obrigava a fundir numa experiência de território, a gastronomia, os vinhos e azeites e roteiros turísticos. O que também dificultou a tarefa de eleger as pré-finalistas”, explica Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.

Mas a verdade “é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do país”, o que constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional.

A partir de 22 de julho – altura em que se iniciam as galas – está nas mãos dos portugueses votar e eleger as 7 Maravilhas à Mesa®. As pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão desde os ex-líbris de cada região, aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites mas também roteiros turísticos que incluem patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências únicas, e provenientes de entidades públicas e privadas.

“Acreditamos que a diversidade de patrimónios vai potenciar ainda mais a participação popular, já que é nestes temas que o cidadão se revê e onde manifesta o seu orgulho pela sua região e por ser português” afirma o responsável pelo projeto.

À semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP, aos domingos em horário nobre, de 22 de julho até à grande final, a 16 de setembro.

O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14. Os vencedores serão os mais votados na gala Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), a Rede de Instituições Politécnicas do Turismo (RIPTUR) e o Turismo de Portugal.