Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

05.01.18

Estrada Nacional 10 entre Póvoa de Santa Iria e Alverca vai sofrer obras de requalificação


helena margarida

Divulgação

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, ao abrigo do seu Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), vai avançar com a 1.ª Fase do Projeto de Requalificação da EN10, criando uma rede ciclável e pedonal que, na sua totalidade, irá estender-se desde a Póvoa de Santa Iria (junto ao viaduto de acesso ao Parque Logístico Marinhas D. Ana) até Alverca do Ribatejo (junto à rotunda da Slveira). Um investimento aproximado de 6,6 milhões de euros, co-financiados através de Fundos Comunitários (Programa Portugal 2020).

Esta 1.ª Fase de intervenção tem um prazo de execução de 365 dias, abrange 5,2 kms, dotando este troço da EN10 com uma rede de infraestruturas que potenciam uma mobilidade urbana sustentável e amiga do ambiente. A obra que será agora objeto de concurso público inclui ainda a execução de passeios, eliminação de barreiras arquitetónicas, renovação de mobiliário urbano, iluminação pública e abrigos de passageiros.

A autarquia espera contribuir desta forma para a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis aos cidadãos, uma vez que, a intervenção irá representar uma transformação deste troço da EN10 numa avenida urbana, criando um corredor verde ao longo da via.

Recorde-se que já existe no Concelho de Vila Franca de Xira uma rede de ciclovias com 11 kms de extensão, no Caminho Ribeirinho entre Vila Franca de Xira e Alhandra (4,5 kms) e no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo entre Póvoa de Santa Iria e Alverca (6,5 kms). O Município tem a ambição de completar 100 km de ciclovias no seu território.