Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

Direitos Reservados

 

A Câmara Municipal de Machico iniciou, em 2016, um trabalho de valorização da tradição cultural dos “Fachos” (tochas usadas para iluminação), evento tradicional único na Região Autónoma da Madeira.

Desta forma, foi elaborado um projeto para a realização de um documentário cinematográfico sobre a tradição dos “Fachos”, que foi submetido ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020.

Este projeto documental tem como objetivo preservar os Fachos, desde uma perspectiva patrimonial, e de aproveitar o potencial turístico associado a esta tradição para aumentar o desenvolvimento económico do concelho de Machico.

A iniciativa provém da Câmara Municipal de Machico, que tem em vista a valorização do património cultural para o desenvolvimento económico do concelho, através da promoção e preservação de uma tradição única.

A tradição etno-religiosa dos "Fachos" conta com um investimento total que ronda os 40.000,00€.

A apresentação oficial deste documentário está prevista para o dia 4 de abril de 2018 e integra-se nas Comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos que se realizam, pela primeira vez, em Machico.

Com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos será também promovida uma exposição sobre todos os trabalhos de preparação do documentário cinematográfico “Fachos”, na Sala de Exposições do Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho.

Neste âmbito, está a ser preparado o processo de classificação dos “Fachos” como património imaterial cultural de interesse municipal.