Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

Direitos Reservados

 

A criação de uma Rede Municipal de Trilhos Pedestres foi a proposta mais votada na III edição do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Cerveira. O projeto tem como objetivo fornecer, aos nove trilhos pedestres existentes nas freguesias, um conjunto de equipamentos de apoio aos caminhantes.

Estes equipamentos permitem uma maior segurança e orientação e constituem-se como uma mais-valia para o turismo cultural, ambiental, histórico, religioso e, sobretudo, para o turismo de natureza.

Esta proposta, dotada de um orçamento de 90 mil euros, totaliza cerca de 90kms de percursos interligados que constituem a “Grande Rota do Cervo”.

A Rota tem ainda em vista a criação de uma futura aplicação móvel que permitirá ao utilizador recolher informação sobre os traçados, percorrer de forma orientada, partilhar nas redes sociais, ter acesso a informação histórica sobre os vários pontos de interesse e contactos úteis.

A adesão ao Orçamento Participativo teve um total de 1570 registos, correspondente a cerca de 17% da população do concelho (Censos 2011). O Município de Vila Nova de Cerveira pretende, desta forma, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da comunidade, favorecendo a participação como instrumento de modernização da administração.

A III edição do OP contou com cinco projetos apresentados, tendo ficado em segundo lugar, com 29,56%, a proposta "Associações em Movimento"; seguiu-se a criação de um Circuito Autocross que acolheu 11,29% dos votos; em quarto lugar, ficou a construção de um Parque Infantil para Todos com 2,56%; e ainda a construção de um parque lúdico para contacto entre a população e a Associação Patas e Patas que arrecadou 2,42%.

O projeto vencedor do III OP será integrado no Orçamento Municipal para 2018, de forma a ser concretizado, ao longo do ano, mediante os pressupostos apresentados.