Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

25.11.17

Guimarães instala 10 mil luminárias LED para iluminar o concelho


Bruno Fernandes

Município de Guimarães

 

O município de Guimarães arrancou, na passada quarta-feira, com uma nova fase remodelação da rede de iluminação pública no concelho. Ao todo, a autarquia pretende instalar mais de 10 mil luminárias LED para substituição das existentes.

O investimento de mais de 1 milhão e 800 mil euros vai acontecer nas freguesias da Costa, Azurém, Mesão Frio, Fermentões, Creixomil, Silvares e Urgezes.

A autarquia prevê uma poupança energética na ordem dos 60%, sendo adotada a tecnologia LED "em todas as vilas e freguesias do concelho". "Inicialmente, a seleção dos pontos de luz a instalar tecnologia de díodo emissor de luz (LED) teve em atenção o centro da cidade, como o Parque das Hortas, a avenida General Humberto Delgado, rua Dr. José Sampaio, rua Capitão Alfredo Guimarães, entre outras, o que permitiu aumentar o conforto visual do espaço público", diz o município. Agora, sempre que uma obra municipal implicar "a deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adotada a iluminação de tecnologia LED".

Recorde-se que Guimarães é uma das 13 cidades finalistas para o prémio Cidade Verde Europeia 2020.