Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

24.06.18

Guimarães prepara-se para a Romaria Grande de São Trocato


helena margarida

Divulgação

A Romaria Grande de São Torcato vai decorrer entre os dias 29 de junho e 1 de julho. Um evento com um programa renovado mas que mantém viva a tradição e que se afirma como fator de dinamização cultural, turístico e religioso da cidade de Guimarães.

Inclui um vasto programa religioso durante toda a semana que a antecede. No fim de semana, entre sexta-feira e domingo, irão realizar-se várias atividades e diversões, designadamente arraiais minhotos com cantares ao desafio e danças populares, a participação de grupos folclóricos da região, concertos de música com artistas de índole nacional, DJs, bandas filarmónicas e majestosos fogos-de-artifício.

Divulgação

Esta Romaria é historicamente uma das maiores de Entre-Douro-e-Minho e de Portugal e acontece todos os anos no primeiro fim de semana de julho, traduzindo-se numa impressionante manifestação da devoção e religiosidade do povo, de romeiros e emigrantes ao São Torcato.

A sua origem está ligada à trasladação do corpo de São Torcato, em 1852, para o Santuário e com o facto de muitos párocos, quando traziam as esmolas a São Torcato, virem acompanhados de uma legião de romeiros em peregrinação ao Santo.