Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

07.03.19

Ligação Bragança - Puebla de Sanábria vai ser melhorada


helena margarida

Divulgação

Está assinado o memorando entre o Município de Bragança e a Administração da Comunidade de Castilha e León com vista à realização de um estudo técnico da variante de Rihonor de Castilla (Espanha) a Rio de Onor (Portugal), no âmbito do melhoramento da ligação Bragança – Puebla de Sanábria por estrada, favorecendo o transporte intermodal e as relações transfronteiriças.

Uma conectividade dos territórios que nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, "é cada vez mais um fator de desenvolvimento, não apenas em termos económicos, mas também pela competitividade que proporciona”.

Assim, o Município de Bragança dá um passo importante no sentido da construção desta importante infraestrutura, há já muito reivindicada dos dois lados da fronteira, que melhorará o acesso de Bragança e outras localidades portuguesas à Europa, mais concretamente à nova Estação de Sanábria da Linha de Alta Velocidade Madrid-Galícia.

“É importante dotar os territórios de infraestruturas de conexão internacional, promovendo a criação de mais e melhor emprego, numa perspetiva de coesão territorial de extrema relevância, alavancando o crescimento sustentável da economia local e regional”, acrescenta o autarca.

A melhoria da ligação pressupõe a melhoria da via dos dois lados da fronteira, obrigando à coordenação, articulação e criação das infraestruturas necessárias, com o objetivo de desenvolver um esforço para maior coesão territorial e económica. Dessa forma está previsto o estudo de três troços: um exclusivamente em Espanha – ZA – 921 (Castilla e León), outro em Portugal – EM – 505 (Estrada Municipal) e um terceiro comum internacional Espanha – Portugal, numa variante de estrada na passagem pelas localidades de Rihonor de Castilla e Rio de Onor.

Essa passagem é um dos atuais impedimentos à circulação fluída a todo o tipo de veículos no trajeto Bragança- Puebla de Sanábria, dado que, naquela zona, o percurso é muito estreito, impedindo a circulação em ambos os sentidos. "Torna-se, assim, imprescindível, a execução da referida variante, sem a qual não seriam resolvidas as atuais dificuldades da travessia de Rio de Onor-Rihonor de Castilla, e não estaria justificada a melhoria das estradas no troço castelhano-leonês e português".

A elaboração deste Estudo Técnico irá registar os aspetos técnicos e de meio ambiente requeridos pela legislação em vigor, tanto na Comunidade de Castilla e León, como em Portugal.