Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

06.12.17

Machico Educa para o Salvamento


helena margarida

Divulgação

No seguimento dos trabalhos de Sensibilização, Planeamento e Gestão de emergência o município de Machico tem vindo a realizar várias ações de sensibilização às suas populações.

Em comunicado a autarquia assume que “a prevenção é chave da segurança e constitui um passo importante no sentido de facilitar o socorro”.

Cada estabelecimento de ensino no âmbito das suas competências e tarefas têm desenvolvido comportamentos de autoproteção adaptados à situação atual, conhecendo e adotando medidas preventivas e procedimentos adequados a cada realidade.

No cumprimento da regulamentação em vigor que exige que as instituições públicas ou privadas, dotem de adequadas medidas de organização e gestão da segurança, os edifícios, estabelecimentos e recintos que ocupem, “identificou-se algumas carências relacionadas com pequenos equipamentos que poderão fazer uma grande diferença em casos de intervenção reais”.

Neste sentido e dado a política de investimento na área da Proteção Civil, na cultura de sensibilização e na prevenção e mitigação de riscos, o município de Machico procederá à entrega de um Kit de Proteção Civil que conterá alguns equipamentos nomeadamente coletes, caixas de primeiros socorros e um sistema respiratório para ressuscitação manual – child.

A implementação em 2015 do projeto “Educar para Salvar” resultou em cerca de 500 elementos formados em Suporte Básico de Vida, Agentes Extintores de Fogo e em Primeiros Socorros. Foram ainda realizados cerca de vinte 20 exercícios/ simulacros, quer à escala Regional (CPX) quer à escala municipal (LIVEX) envolvendo a comunidade escolar.

A intervenção e auxílio, em qualquer dos estabelecimentos existentes no concelho, “será certamente mais eficaz quanto mais os seus funcionários estiverem sensibilizados e preparados para os modos de atuação face a uma ocorrência ou acidente grave”.