Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

20.01.18

Miguel Serrão é o novo presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal


helena margarida

Divulgação

“A floresta é um assunto demasiado importante para o equilíbrio do território, economia do país e segurança dos cidadãos, para estar condicionada por políticas que mudam ao sabor de ventos mediáticos e interesses económicos ilegítimos, por pressão de lobbies e políticas partidárias. A engenharia e a ciência têm que estar na base da maioria das decisões.”

Palavras de Miguel Serrão, o Engenheiro Florestal que acaba de ser eleito presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal (ANESF) em Assembleia Geral que ocorreu hoje, em Vila Real.

Em comunicado enviado às redações, o Engenheiro Florestal lembra que “infelizmente há ainda muitos atos e decisões que são tomadas por quem não possui conhecimentos nem habilitações adequadas para o efeito” e que incêndios que assolaram o país, são a prova do importante papel que os engenheiros e técnicos florestais têm a desempenhar em Portugal.

Como tal, adianta que a Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal vai propor ao governo e às câmaras municipais desenvolver trabalho conjunto no sentido de promover o sector florestal, garantindo o ordenamento e gestão do território e a segurança efetiva das populações. E lembra que “uma floresta demora décadas a desenvolver-se e obriga a compromissos geracionais. Esta realidade não é compatível com decisões pensadas para ciclos eleitorais de 4 anos.”

Miguel Serrão é licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo iniciado a carreira na investigação científica florestal, para a indústria. Fez assessoria técnica e representação governamental, em gabinetes de diversos membros do Governo de orientações políticas distintas. Foi subdiretor geral da Direção Geral dos Recursos Florestais e diretor geral da única associação interprofissional do setor florestal. É consultor de diversas empresas, desenvolve atividades no âmbito da certificação florestal, colabora com associações ambientais e com instituições do ensino superior no domínio da docência

A ANESF tem por objeto desenvolver a engenharia florestal, a economia e a proteção da floresta em todo o país, bem como a dignificaçãoo e promoção da profissão de engenheiro e técnico florestal.