Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

25.01.18

Moimenta da Beira serve Cozido à Portuguesa em fim de semana de Carnaval


helena margarida

Divulgação

A X edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos vai sentar à mesa, no fim de semana que antecede o Carnaval, população e visitantes de Moimenta da Beira. O Rei da iniciativa vai ser o “Cozido à Portuguesa” que será servido nos quatro restaurantes aderentes. Um repasto que deverá ser acompanhado pelo vinho tinto da região “Terras do Demo”.

O Cozido à Portuguesa é composto por uma vasta variedade de carnes de porco, vaca e frango, acompanhadas pela moira de sangue, chouriço, farinheira, toucinho, salpicão. Na sua confeção também entra a batata, cenoura e couve, tudo regado com azeite caseiro ou com o caldo da cozedura das carnes.

O evento, promovido pelo “Turismo do Porto e Norte de Portugal”, apresenta também na ementa o queijo fresco com doce de abóbora e tarte de maçã. Os restaurantes, num gesto de boas vindas, oferecerão um copo do melhor vinho. Já as unidades de alojamento aderentes farão descontos de 20% nas noites de sexta-feira e sábado.

Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro todos os caminhos irão dar a Moimenta da Beira onde, para além da gastronomia, os visitantes terão oportunidade para se deixarem deslumbrar pelas paisagens, recantos, casario e muita história, alguma com mais de cinco mil anos, cujo testemunho-maior é a necrópole megalítica do Planalto da Nave, no cimo da Serra de Leomil.

Muito do que se pode (e deve) visitar está relatado na obra do escritor Aquilino Ribeiro, que viveu numa dessas aldeias de pedra do concelho, carregadas de lugares mágicos: a ‘sua’ Soutosa, sede da Fundação e Casa-Museu homónima.