Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

05.11.18

Mondim de Basto: Orçamento para 2019 é de mais de 13 milhões de euros


Bruno Fernandes

Município de Mondim de Basto

O orçamento do município de Mondim de Basto já foi aprovado em reunião de Câmara, informou a autarquia. 

Em comunicado enviado às redações, é referido que o orçamento é 13 009 000 euros, sendo que o empréstimo contraído em 2010 "para pagar a dívida herdada do executivo anterior" continua a ter "um peso elevado no serviço da dívida", sendo que estão distinados 1.7 milhões de euros em juros e amortizações. 

Apesar disso, 2 milhões e quinhentos mil euros do orçamento estão destinados à modernização da escola EB 2,3/S e o outros 2 milhões e 400 mil estão destinados ao "alargamento da rede de saneamento básico na freguesia de Mondim". Outros investimentos que a autarquia planeia realizar têm que ver com o "investimento no combate ao insucesso e abandono escolar" para o qual estão destinados 179 mil euros euros; a "reabilitação e ampliação da Casa da Cultura" cujo custo será de 1 milhão e 26 mil euros; "instalação da Casa das Memórias de Ermelo" para a qual está destinada a verba de 105 mil euros ou a "reabilitação energética do pavilhão gimnodesportivo municipal" que custará 326 mil euros. 

Para além disso, parte do orçamento destinar-se-á "a fazer face aos vários programas de cariz social que o município implementa anualmente no concelho", para além de outros programas na educação, associativismo e infraestruturas como a "pavimentação da EM 312", a "Casa Mortuária de Mondim de Basto" ou "a construção de uma pista de downwill na Senhora da Graça". 

A taxa de IMI, neste orçamento, mantém-se nos 0,3% para, no entender do município, "não afetar o rendimento disponível das famílias do concelho".