Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

30.04.18

Moontosinhos vai ao Porto revelar vestígios das antigas romarias ao Senhor de Matosinhos


helena margarida

Divulgação

O Moontosinhos está de volta. As visitas guiadas noturnas à história, às lendas e ao património de Matosinhos, conduzidas pelo historiador Joel Cleto, viajam esta noite, 30 de abril, até à cidade do Porto, em busca dos sinais das antigas romarias ao Senhor de Matosinhos, cujos festejos estão quase a começar.

O culto do Bom Jesus de Matosinhos (ou de Bouças, como também chegou a ser conhecido) tem séculos de existência e está espalhado por várias partes do mundo. Não espanta, assim, que a festa do Senhor de Matosinhos tenha atraído inúmeras gerações de romeiros, que anualmente se deslocavam à foz do Leça para prestar culto à imagem e pagar ou fazer promessas.

A popularidade da romaria em diversas localidades fora de Matosinhos, particularmente na vizinha cidade do Porto, marcou profundamente a história de ambas localidades, deixando no território diversas marcas, algumas das quais ainda hoje são visíveis.

O primeiro Moontosinhos de 2018 viajará, por isso, até à margem direita do Douro, iniciando pelas 21h30, em Massarelos, um périplo pelos vestígios tripeiros daquela que ainda no século passado era considerada a mais importante festa popular do Norte do país. Joel Cleto e as centenas de participantes que habitualmente o acompanham vão percorrer os caminhos dos antigos romeiros, revelando um conjunto de locais que, sendo pouco conhecidos, mantêm ainda as marcas das deslocações que o culto motivava. Entre os locais a visitar nesta peregrinação pela história estará uma capela portuense dedicada ao Bom Jesus de Bouças.

Divulgação

Organizado desde 2013 pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Moontosinhos é este ano complementado pelas “Conversas sob as estrelas”, que também na próxima semana, dia 2 de maio, pelas 21h30, terão a sua primeira sessão. Agendada para o Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo, a conversa juntará Joel Cleto e o historiador e investigador José Ferrão Afonso dará o conhecer a antiga Quinta dos Bispos, o espaço de lazer do episcopado portuense que existiu na área atualmente ocupada pelo complexo penitenciário de Santa Cruz do Bispo.

A inscrição, gratuita e obrigatória, para o Mootosinhos e para as “Conversas Sob as Estrelas” deve ser feita pelo e-mail gmah@cm-matosinhos.pt.