Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

Somos mundo!

O nosso dever? Informar!

04.06.18

Museu Marítimo de Ílhavo ultrapassa 1 milhão de visitantes e conquista prémio nacional


helena margarida

Município de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) ultrapassou 1 milhão de visitantes ao mesmo tempo que conquista o importante prémio nacional da Associação Portuguesa de Museologia: Aplicação de Gestão e Multimédia com o portal Homens e Navios do Bacalhau.

A contabilidade dos públicos diz respeito ao período desde outubro de 2001, altura em que o Museu abriu portas remodelado e ampliado. Nos últimos três anos o MMI registou uma média de 80 mil visitantes por ano, uma marca alcançada devido à diversidade e à dinâmica da sua programação que tem levado a um aumento na procura turística.

Se a primeira intervenção no edifício conferiu ao MMI uma certa modernidade a segunda intervenção em 2013 deu ao Museu um Aquário único e garantiu mais público. Na primeira fase deste novo ciclo de vida, o MMI centro o seu projeto cultural na construção de uma memória coletiva sobre as fainas do mar. Na segunda fase, o projeto foi orientado para a promoção de uma cultura do mar inclusiva e para a valorização do seu património mais singular: a pesca do bacalhau.

Conforme referido anteriormente, em paralelo com o atingir da marca do visitante um milhão, o MMI foi distinguido com o prémio da Associação Portuguesa de Museologia pelo projeto histórico que suporta o Portal "Homens e Navios do Bacalhau", um arquivo constituído a partir de mais de 20 mil fichas de inscrição no antigo Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau, que foi objeto de restauro digital e inventariação. Um trabalho de multimédia que funciona como rede social da memória coletiva da frota bacalhoeira portuguesa - os seus Homens e Navios.